Odontopediatria

Perguntas frequentes:

O que é a Odontopediatria?

Ao contrário de outras especialidades dentárias,a odontopediatria(ou dentisteria pediátrica) não é um procedimento definido.É uma especialidade definida pela idade.Providencia cuidado dentário a crianças e adoIescentes,incluindo aqueles com necessidade de cuidados especiais,taI como deficientes motores ou mentais.

Qual é a idade certa para procurar assistência dentária?

O mais cedo possível. Aconselhamos quando a criança tiver 1 ano de idade. Não se deve esperar até todos os dentes de leite estejam erupcionados, pois poderá ser tarde demais para crianças com alto risco para cáries precoces de infância. Não espere até a criança estar com dores ou haja evidencias de problemas. A prevenção compensa!

O meu filho tem muito medo de visitar o dentista. O que devo fazer?

As crianças não nascem com medo do dentista.Tem de ter havido um processo de aprendizagem prévio para criar esta reacção negativa.Temos experiência e treino suficiente para analisar o comportamento da criança e determinar qual a melhor forma de tratamento indicada no melhor interesse da criança.Teremos o maior prazer em discutir todas as opções disponíveis para o seu filho. A melhor forma de evitar problemas são visitas de prevenção com limpezas e profilaxias adequadas em vez de esperar até que se desenvolvam infecções com dores. Se prevenirmos a dor,o seu filho terá uma experiência muito mais agradável com dentistas desde novo.
Faça consultas regulares de 6 em 6 meses para manter uma boa higiene oral e evitar ter de restaurar dentes.

Como prevenir as cáries?

A “American Academy of Pediatric Dentistry" recomenda que que a criança visite o dentista num espaço de 6 meses após a erupção do primeiro dente de leite. Um exame preventivo feito cedo vai proteger o sorriso do seu filho agora e no futuro. A prevenção de doença dentária é uma importante consideração durante as primeiras visitas. Na nossa clinica também discutimos as doenças gengivas e explicamos como minimizar o estrago caso já se tenha iniciado. Vamos também discutir um programa de cuidado caseiro incluindo técnicas de correcta escovagem, uso de fio dentário, controlo a|imentar, ap|icação de selantes de fissura e a importância do fIúor. Uma criança que se amamente muito durante o dia ou que beba sumos a partir do biberão tem uma probabilidade aumentada de ocorrência de cárie.

Quando é que uma criança deve começar a escovar os dentes?

A escovagem deve ser iniciada mesmo antes da criança ser capaz de fazê-la sozinha. Uma escovagem suave com escova também suave deverá começar quando nasce o primeiro dente de Ieite. Uso de fio dentário é aconselhado quando a maioria dos dentes de leite erupcionou.

A partir dos 6 anos,as crianças podem escovar sozinhas em supervisao cuidada.E a partir dos 8 anos podem usar o fio dentário sozinhas.

Porque visitar o dentista quando o meu filho nunca teve uma cárie?

Visitas regulares ao dentista ajudam a criança a manter os seus dentes sem cáries. Remover o tártaro só é possível pelo dentista. Uma limpeza profissional remove restos que se acumulam nos dentes, irritam a gengiva e causam cárie.Tratamentos com flúor renovam o flúor no esmalte (camada mais superficial)do dente, fortalecem-no e previnem cáries. Instruções de higiene melhoram a escovagem e uso dentário do seu filho. Bochechar com os colutórios certos também é recomendado. 

A cárie dentária não é a única razão para as visitas da criança. Examinamos a saúde oral completa, tal como identificar problemas Ósseos, dentes desalinhados e detecção de tumores. Os dentes de leite servem de guia para os dentes definitivos,e por isso caso se perca pode provocar um desalinhamento dentário futuro dos definitivos senão for colocado um mantedor de espaço. Com a ajuda da mais recente tecnologia de radiografias digitais de baixa radiação podemos detectar e prevenir muitos problemas futuros.

Ajude-nos a ajudar o seu filho.

É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada.
...William Shakespeare