Reabilitação Oral

Perguntas frequentes:

O que são próteses?

Próteses são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exactamente iguais aos dentes naturais, actualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas àquelas de alguns anos atrás.
Existem 2 tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais. O seu dentista irá ajuda-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.

Como funcionam as próteses?

No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal apoia-se sobre a sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar a língua.
As próteses são feitas sob medida em laboratório, a partir de moldes tirados da sua boca. O seu dentista irá determinar qual dos 3 tipos de próteses descritas abaixo é o melhor para si.

1. Prótese Total Convencional (dentadura).

  • A prótese total convencional é colocada na sua boca depois dos dentes remanescentes serem extraídos e os tecidos cicatrizarem. A cicatrização pode demorar vários meses.

2. Prótese Total Imediata.

  • A prótese total imediata é instalada imediatamente após a extracção dos dentes remanescentes. (O seu dentista tira as medidas e faz os moldes da sua boca durante uma consulta). Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem de não andar sem dentes, elas precisam ser reajustadas nos meses após a sua instalação. A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrizaçao, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade.

3. Prótese Parcial Removível.

  • As parciais removíveis podem ser totalmente em acrílico ou terem uma parte metálica chamada esqueleto e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Estas últimas são conhecidas como esqueléticas.
  • A prótese parcial removível esquelética consiste em uma estrutura metálica que se apoia nos dentes naturais. Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese. Próteses parciais removíveis oferecem uma alternativa móvel para as pontes.
  • As próteses parciais removíveis em acrílico são o tipo de prótese mais económico e deveriam ter apenas um carácter temporário. No entanto são as mais usadas em Portugal por razões económicas.Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apoia-se nos tecidos moles e nos dentes naturais ainda presentes.
  • No entanto recomenda-se o uso de prótese esquelética(em metal) e não só de acrílico.
  • As dores de origem dentária continuam sendo as mais comuns na população em geral, mas levantamentos sobre atendimentos de pacientes que apresentam disfunções da articulação temporomandibular (ATM, a articulação do osso temporal com o osso mandibular) demonstram que a dor está presente em 97% dos casos.

Quais as cores na face sue não estão associadas com os dentes?

Existem várias dores que se reflectem (denomina- das "dores referidas") na face e não têm origem dentária, como as dores por otite e sinusite, dores na articulação, dores musculares nas costas, no pescoço e nos músculos da mastigação, dores nos nervos faciais, como as nevralgias, dores causadas por infecções e ulcerações da mucosa bucal, dores com origem nos olhos, glândulas salivares, lacrimais e mucosa nasal e a dor relacionada com a sindrome de ardência bucal (dor crónica e "queimaçäo" em toda a boca, sem que existam lesões na mucosa).

O meu dentista disse que tenho disfunção da ATM, pois sinto dores e desconforto ao abrir a boca. O que significa?

A disfuncão da ATM é uma anormalidade da articulacão.

É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada.
...William Shakespeare