Implantologia

Perguntas frequentes:

O que é o implante dentário?

O implante dentário é um pequeno pino confeccionado em titânio puro, com roscas externas semelhante a um parafuso. Este pino de titânio é instalado cirurgicamente dentro do osso maxilar ou mandibular para funcionar como uma raiz dentária; sobre o implante dentário, será fixada uma coroa protética e, dessa forma, substituir os dentes perdidos.

Quais as vantagens de colocar implantes?

Quando pacientes perdem um dente, os implantes são a solução ideal a longo prazo para os pacientes. Implantes parecem e sentem-se como verdadeiros dentes e podem durar uma vida inteira se forem bem cuidados. Existem outras formas de substituir dentes ausentes, incluindo dentaduras e pontes. No entanto os implantes dentários são a melhor opção por muitas razões:

  • Os dentes naturais adjacentes não têm de ser desgastados para suportar um implante ( numa ponte usando como pilares os dentes naturais é necessário desgaste). Ou seja, com implantes mantém intactos os seus próprios dentes.
  • Os implantes dentário são integrados na estrutura do seu osso, prevenindo recessão gengival e perda óssea  que às vezes ocorre em pontes e dentaduras.
  • Os implantes dentários funcionam tal e qual os seus dentes naturais, oferecendo mais conforto e estabilidade do que as dentaduras convencionais.
  • Os implantes dentários até são melhores em alguns aspectos do que os dentes naturais: não sofrem cáries, não doem e são mais resistentes à fractura.

Nem todos os casos são indicados para implantes. O Drº Abel Salgado saberá determinar se o seu caso tem indicação para colocação de implantes.

Existe dor na colocação de um implante?

Não. Com anestesia a colocação é sem dor. É o mesmo tipo de anestesia usada em qualquer tratamento dentário.

Posso colocar mais de um implante de cada vez?

Sim pode. Sem qualquer problema. Geralmente o aconselhável é até 6 implantes de cada vez por uma razão de comodidade para o paciente. Mas não há qualquer problema de colocar mais.

Qualquer possoa pode colocar um implante? Tem contra indicações?

Pessoas com diabetes deverão estar controladas. Pacientes com problemas cardíacos ou hipocoagulados (com problemas de coagulação sanguínea) deverão também estar controlados. Mas antes dum implante é analisada toda a história clínica do paciente e só depois é tomada a decisão de colocar os implantes.

O que é uma cirurgia de enxerto ósseo?

Um enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico para acrescentar altura ou largura ao osso maxilar e/ou mandibular, visando aumentar seu volume para colocação de um implante dentário em regiões que seriam inviáveis para tal prática. Eles podem ser feitos em uma cirurgia prévia à implantação e, nesse caso, os implantes dentários serão colocados após um período de cicatrização óssea de 6 a 12 meses. Quando possível, o enxerto ósseo é realizado na mesma cirurgia de colocação dos implantes dentários.

Fumar prejudica os implantes?

Sim. Sim, prejudica. Mas fumar não é uma contra indicação absoluta para colocar um implante,os fumadores têm uma taxa de sucesso mais baixa em relação aos não fumadores.

Quanto tempo demora o tratamento?

O tempo de conclusão varia de caso para caso. Após a colocação, os implantes dentários permanecem em repouso por um período que varia de 4 a 6 meses para que ocorra o fenômeno da osseointegração (adesão do titânio ao osso); após este período os implantes dentários são descobertos e uma Prótese é conectada ao implante dentário. Em alguns casos específicos, a prótese pode ser instalada já no dia da cirurgia de colocação do implante dentário, realizando, assim, a carga imediata.

Qual a percentagem de successo de um implante?

A literatura sugere 95% de successo num prazo de 20 anos, o que dá larga margem de segurança.

Quais as causas de insuccesso do implante?

As bactérias associadas a uma má higiene dentária.

O que acontece quando um implante falha?

O Implante é removido, a zona é limpa e se possível é colocado um novo Implante.

Posso comer normalmente após um implante?

Idealmente deveria ter uma dieta de alimentos frios e moles no 1° e 2° dias após intervenção.

Quanto custa um implante?

Para mais informações deverá entrar em contacto com a clinica. Como cada caso é um caso, é necessário um diagnóstico cuidado para elaborar o melhor plano de tratamento possível. Se estiver interessado num orçamento poderá marcar uma consulta pela qual não pagará nada. Será só informativa para si e elaboramos um orçamento. Para mais informações contacte com a nossa assistente para o seguinte número +351 226 182 183.

É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada.
...William Shakespeare