• Escovar os dentes no minimo 3x ao dia (após o pequeno-almoço, almoço e antes de dormir).

Higiene Oral

1. Evitar comida ou bebidas com açúcar tal como:

  • Chocolates, pastilhas elásticas, caramelos ,
  • Sobremesas ricas em açúcares,
  • Bebidas ricas em açucares e ácidos (Cola. stc.),
  • Leite achocolatado, leite ou café com açúcar,…

O ideal era consumir alimentos sem açucar mas como isso é muito difícil conseguir, no mínimo teremos de lavar dentes cuidadosamente após a ingestão destes alimentos.

Muito importante! Após escovar os dentes á noite não comer nada nem beber (por ex. leite achocolatado) pois o açúcar nos dentes durante a noite vai promover cáries. Quem gostar de ter copo de bebida na mesa de cabeceira para tirar a sede durante a noite deve beber somente água!

2. Escovar os dentes no mínimo 3 vezes ao dia (após o pequeno almoço, almoço e antes de dormir). A pasta dentária deverá conter flúor. A escovagem deve ser feita com as cerdas(pêlos) posicionadas nas faces extermas fromando um ângulo de aproximadamente 45° de maneira a que as cerdas entrem no sulco gengival.

Fazer movimentos vibratórios circulares.

  • Não esquecer as faces internas e mastigadores dos dentes.
  • No fim escovar superficie da língua, de dentro para fora.

Usar o fio dentário pelo menos 1 vez ao dia. Curvar o fio suavemente ao redor da superfície lateral de cada dente e movimente-o no espaço inter dental em direcção à gengiva, penetrando ligeiramente na linha gengival. Fazer movimentos de vai-e-vém no sentido vertical para a remoção da placa acumulada, repetindo do mesmo modo na parede do outro dente. Mesmo em caso de sangramento não suspender o uso.

3. Bochechar diariamente com soluções com flúor [Fluordent, Cepacol, etc.). O flúor é incorporado no esmalte do dente tomando-o mais resistente à cárie. Bochechar durante 1 minuto. Não engolir.

4. Bochechar 2x por semana com soluções desinfectantes com clorexidina que eliminam e previnem crescimento das bactérias (ex:Listerine, Eludir, Hextril, Kin gengival, etc). Bochechar durante 1 minuto. Não engolir.

5. Fazer uma Iimpeza profissional (também chamada tartarectomia)a cada 6 meses no Médico Dentista , para retirar a placa e tártaro. É útil para promover a higiene em locais de difícil acesso e placa sub gengival. Só no Médico Dentista é possível remover o tártaro. A ida regular a um profissional permite também a detecção precoce de cáries e tratamento simples e rápido. Impedimos assim a evolução da  cárie, conseguindo tratar o dente enquanto ainda não há dor e evitando a sua extracção. A nível económico é também muito rentável para o indivíduo prevenir e tratar a cárie enquanto está numa fase inicial pois não será necessário nenhum tratamento mais complexo e dispendioso.

6. Colocando selantes de fissura nos dentes posteriores. Os dentes posteriores são os dentes mais susceptíveis a cáries pois apresentam superfície irregular e com sulcos. É nesses sulcos que as bactérias se alojam com mais facilidade e onde é mais difícil obter uma boa higiene dentária. Ao colocar um cimento que tapa esses sulcos, as bactérias deixam de ter um local fácil de atacar. O cimento usado tem também a vantagem de libertar flúor, que fortalece o dente.

CONSELHOS FINAIS

  • Escove os seus dentes com eficácia e, no mínimo, 3x por dia (depois do pequeno almoço, depois do almoço e antes de deitar).
  • Usar fio dentário diariamente.
  • Bochechar com líquidos desinfectantes e com flúor.
  • Evite comidas e bebidas com açucares…Senão conseguir evitar pelo menos escove os dentes após ter ingerido.
  • Olhe regularmente ao espelho e veja se vê alguma cárie ou sinal anormal. A prevenção é a melhor arma e assim nunca chegará a sentir dor.
  • Quanto mais tempo adiar a ida ao Dentista menos hipóteses terá o dente de ser salvo, mais dores terá e mais caro será o tratamento.
  • Faça consultas regulares ao seu Médico Dentista (6 em 6 meses).
É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada.
...William Shakespeare